Defesa do Parque Brasileiro de Refino, proposta de Juscelino Filho, recebe importantes adesões e se amplia

reuniao no palacio dos leoes 27fevNesta sexta-feira (27), o deputado federal Juscelino Filho (PRP/MA) participou de reunião com o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) e a Bancada Federal no Palácio dos Leões. O objetivo foi apresentar o novo Plano de Governo e pedir apoio dos parlamentares no Congresso Nacional.

Para Juscelino, a reunião foi positiva e representou uma oportunidade de aproximação: “Precisamos aproximar o Congresso Nacional do Governo Estadual em prol do nosso Estado. Hoje, aqui, foram apresentados os programas dessa gestão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Também comentei sobre minha proposta de criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Parque Brasileiro de Refino de Petróleo e Atividades Vinculadas, com a parceria do senador Roberto Rocha. A ideia foi bem aceita pelos colegas. Agora precisamos instalar a Frente no Congresso Nacional. Como tenho dito, precisamos de um equilíbrio autossuficiente entre a oferta e a demanda de petróleo e subprodutos, de todas as refinarias existentes. Merecemos, como brasileiros, igualdade regional dos parques de refino.”.

Na última terça-feira (24), Juscelino propôs a criação da Frente no Congresso Nacional, durante a reunião da Bancada do Maranhão. Para sua instalação, são necessárias as assinaturas de um terço dos membros do Poder Legislativo Federal, ou seja, 198 parlamentares. No mesmo dia, na reunião do Colégio de Líderes da Câmara, o assunto principal era a instalação das Comissões da Casa. O tema foi adiado para a reunião da próxima semana, onde serão definidos os nomes dos líderes e suplentes de casa uma.

Na quarta-feira (25), Juscelino participou de reuniões sobre a Reforma Política onde se tratou da criação da comissão permanente sobre o tema. Para o líder do PRP, a reforma é necessária: “A Reforma Política é o projeto prioritário do nosso partido neste momento. Quando se falar em reforma política, deve-se refletir sobre tudo que ela poderá representar para uma sociedade. O desenho do sistema político e eleitoral é que determinará, entre outras coisas, a organização do estado republicano, a natureza do processo político decisório, as funcionalidades dos poderes públicos, o tamanho de estado e a qualidade da representação democrática.”, destacou.

Quinta-feira (26), Juscelino se reuniu em seu gabinete, com o Presidente Nacional do Partido Republicano Progressista (PRP), Ovasco Resende, para pedir o apoio institucional do partido no processo de articulação e de divulgação da Frente em todo o país e para debaterem ações para o fortalecimento do partido no Congresso Nacional.