Comissões promovem debate sobre incentivos para hospitais universitários

Dep juscelino na CCJ 08 de abril de 2015 (9)_1A Comissão de Seguridade Social e Família – da qual o deputado federal Juscelino Filho (PRP/MA) é um dos titulares – , com a participação das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação, debate nesta terça-feira, dia 5 de maio, políticas públicas de apoio e incentivo ao ensino e assistência, à pesquisa, ao intercâmbio de experiências dos Hospitais Universitários e de Ensino.
O debate foi proposto pelos deputados Jorge Solla (PT-BA), Alice Portugal (PCdoB-BA) e Luciana Santos (PCd0B-CE). Segundo o grupo de parlamentares, estes hospitais totalizam 196 instituições e representam 2,8% do quantitativo de hospitais do país, sendo responsáveis por 10% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS).
´´Uma das demandas mais presentes entre os hospitais universitários e de ensino diz respeito à necessidade de uma política que preveja e viabilize o desenvolvimento de ações de supervisão e coordenação de transferência de tecnologias de alta complexidade entre as instituições de ensino em saúde´´, ponderam.
Foram convidados o presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino, Mônica Almeida Neri; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Reitor Targino de Araújo Filho; o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; e representante do Ministério da Saúde.
O debate será realizado às 14 horas, no plenário 7.
(Site PRP com informações da Agência Câmara)