Deputados visitam ministérios em busca de recursos para o Maranhão

Na tarde desta terça-feira (31), o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) e parlamentares maranhenses, estiveram em três ministérios para cobrar investimentos para o Maranhão. Sob a organização do Coordenador da bancada federal, o deputado André Fufuca (PP-MA), “as reuniões foram positivas”, afirmou Juscelino.

No Ministério da Integração Nacional, atendidos pelo secretário executivo, Luiz Otávio, os deputados garantiram a liberação da emenda de bancada assinada pelos deputados Juscelino Filho, Vitor Mendes (PSD) e Junior Marreca (PEN), no valor de R$ 8600 milhões para a recuperação da Barragem do Rio Pericumã, que se encontra em degradação. Aguardada há 20 anos, a obra, que tem a mesma estrutura desde 1982, terá extensão de aproximadamente 70,6 km e beneficiará mais de 260 mil pessoas. A recuperação da barragem do Rio Flores também foi reivindicada, assim como que sua administração seja passada do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) para a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

Em reunião com o ministro Maurício Quintella Lessa, da pasta dos Transportes, Portos e Aviação Civil, os deputados pediram, para a BR 135: a retomada das obras de duplicação até Bacabeira e a licitação do segundo trecho, de Bacabeira até Miranda do Norte. Entre os outro pleitos estão a construção de um viaduto de acesso ao Porto do Itaqui, a recuperação da BR 222 de Miranda até a Estalada Zero e a finalização da reforma do Aeroporto Internacional de São Luís, iniciada em agosto de 2014. O ministro afirmou priorizar a duplicação da 135 devido a demanda e verificar o andamento das obras e reformas já iniciadas. “Nós, da Bancada Maranhense, pedimos mais atenção para o nosso estado. Nossas estradas estão deterioradas e danificadas. Precisamos de estrutura para atender as demandas. Nossa emenda de bancada para a BR 135 já foi empenhada no orçamento impositivo. Reclamamos que o Maranhão recebeu pouca atenção e poucos investimentos nessa área nos últimos anos”, certificou Juscelino Filho.

Para finalizar as visitas ministeriais, os parlamentares estiveram no Ministério da Saúde, com o ministro Ricardo Barros, pleiteando os quase R$ 200 milhões em investimentos que desde 2014, não são repassados ao estado do Maranhão. E aproveitando a reunião, Juscelino Filho cobrou uma parcela do convênio que o ministério tem com a prefeitura de São Luís para a construção de uma Maternidade que está com obras paralisadas por falta de repasse. Barros declarou que aguarda o debloqueio dos recursos para poder empenhar o dinheiro e afirmou ter pressa para assim poder fazer novos convênios e melhorias.

Além de Juscelino Filho e André Fufuca, também participaram das reuniões, os deputados Cléber Verde (PRB), João Marcelo (PMDB), José Reinaldo Tavares (PSB), Aluísio Mendes (PTN) e Hildo Rocha (PMDB).

Confira as fotos das reuniões:

Texto e fotos: Thayane Carvalho