Perfil

Natural de São Luís (MA), José Juscelino dos Santos Rezende Filho nasceu em 6 de novembro de 1984. É médico especializado em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ultra X, em São José do Rio Preto, em São Paulo. É casado, pai de dois filhos.

Cresceu em atividades políticas e sociais, acompanhando seu pai, Juscelino Rezende, que foi prefeito por dois mandatos na cidade maranhense de Vitorino Freire (1997 a 2000 e 2001 a 2004), quando teve oportunidade de ver de perto a realidade daquele município sendo mudada e transformada para dias melhores. Seu pai também foi deputado estadual por três mandatos, além de ter sido secretário adjunto no Governo Luiz Rocha.

Juscelino Filho é um deputado federal de destaque. Já no primeiro mandato (2015 a 2018), foi líder de partido (na época, o PRP – Partido Republicado Progressista), posição importante nas definições de pauta da Câmara dos Deputados, e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), a segunda maior da Casa. Também foi membro titular da Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania (CCJC), recebendo eminentes temas para relatar. Ainda coordenou a bancada federal do Maranhão e presidiu a Comissão Especial de Inovação Tecnológica de Saúde (Cetecsau), que apresentou significativas propostas para o incentivo e renovação do setor em todo o país.

O deputado Juscelino foi reeleito para a 56ª legislatura (2019 a 2023), com 97.075 votos recebidos no pleito de 2018. Atualmente, na Câmara, é presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e da Subcomissão Permanente de Previdência Social, além de membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família. Ele coordena a bancada maranhense no Congresso Nacional, composta por 18 deputados federais e três senadores. Juscelino Filho também tem atuação relevante no Democratas, no qual é vice-presidente nacional e presidente do partido no Maranhão.

Atualizado em 09/09/2019.